Na semana passada no encontro da CHAMPIONS que opôs o FC Porto e o Manchester United, assistimos a um golo de belo efeito protagonizado pelo nosso bem conhecido Cristiano Ronaldo, actualmente o melhor jogador do mundo.
Antes de mais como já disse foi um golo em que para quem se desloca ao estádio, e que para tal dispôs de algum (muito) dinheiro para o bilhete, fica deliciado pela acção que visualizou.
Mas afinal o que se passou para ser um grande golo?
Para muitos foi a classe e qualidade de Cristiano, para outros falta de atenção do Helton, outros foi sorte, outros dizem momento de inspiração, etc. Tudo o que dizem tem o seu Q de verdade, eu vou deixar então aqui a minha opinião sobre o lance.
Assim que vi o golo no resumo achei como todos um grande golo, mais tarde fui ao youtube rever vezes sem conta o lance. Fiquei de facto impressionado e refelcti todo o dia, pois aquela imagem estava na minha cabeça. Cheguei então a uma conclusão é que de facto só está ao alcance de alguns executar este golo, aqueles que são intitulados de "melhores do mundo". Surgiu-me uma dúvida o que é ser o melhor do mundo?, ou porque é que o Cristiano foi o melhor do mundo.
Para mim aquele lance revela a supremacia de uns relativamente a outros. Na verdade o Helton está bem posicionado uma vez que a bola está mais de 40 metros da baliza. O grande mérito vai na minha opinião para o CR7.
No lance de golo o que mais destaco é o seguinte: poder de decisão e leitura de jogo. Após receber a bola vindo de Anderson e com uma recepção direccionada para a baliza em cerca de 2/3 segundos o Cristiano Ronaldo consegui fazer uma leitura de jogo verificando que tinha espaço à sua frente e foi capaz de tomar a decisão de rematar fazendo um aproveitamento do espaço concedido/criado perfeito. Na minha opinião em termos de jogo foi o que definiu este lance, a leitura de jogo (foi inteligente) e tomada de decisão (teve coragem). Isto aliado a um fenómeno que verifico que muitos jogadores, e outros demais, não possuem que é o ACREDITAREM nas capacidades.
Abraço e comentem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário