quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Formação de Jogadores

Fala-se muito hoje em dia em futebol de formação, aliás poucos são os clubes que não têm camadas jovens. A questão que quero colocar aqui é: porquê futebol de formação?

Será que se faz formação nas camadas jovens?? Penso que antes demais convém dizer o que é formação, no meu entender formação é significado de desenvolvimento, então pergunto , quais serão os objectivos de existir várias equipas de camadas jovens???
Qual o interesse de um clube ter miúdos organizados por idades desde os 10 aos 18 anos a jogar futebol???

Será que os clubes têm modelos definidos de como querem que seja direccionado o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o processo?

Será que as pessoas que dirigem os clubes estão preocupadas com o desenvolvimento?? Porque razão vemos vários clubes a dar formação a um miúdo durante 8 anos e por vezes mais, e no fim quando chega a sénior ele é dispensado. E o mais curioso é que para o lugar desse miúdo vem um jogador que nunca esteve no clube, não teve a formação desse clube mas sim de outro.
A próxima mensagem colocarei as minhas respostas. para já deixo o pessoal interrogar-se e comentar.

Cumprimentos a todos!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Acções de formação

É com muita tristeza minha que se "perca tempo" na abordagem a certos temas na discussão de futebol, ou melhor, na falta dessa mesma discussão, visto que muita vezes nem há tempo para perguntas.
Já participei em vários congressos/meeting's/jornadas/etc, e não vejo as pessoas quer prelectores quer demais participantes e organizadores, em debater assuntos ligados ao jogo de futebol. Discute-se sempre as dimensões em separado. Aborda-se a técnica, a táctica, as capacidades motoras, as capacidades cognitivas em separado.
O que vejo é as pessoas discutirem de indicadores disto e daquilo, mas ninguém contextualiza no JOGO como um todo.
Abordam sempre mil e 1 temas direccionados para as partes como indicadores de velocidade ou técnica e não da velocidade do jogo, da técnica do jogo, ou o jogo da técnica, etc.
Mas pior do que isto tudo é que mesmo analisando esses aspectos apresentam testes e/ou estatísticas que para mim não fazem sentido.
Estes dias fui a um meeting e apresentaram lá 1 teste que servia de critério de selecção de atletas para escolas e infantis. Esse teste consistia em: o atleta executar em 20s o maior nº de passes contra a parede. Podem argumentar o que quiserem, para mim é ridículo. Eu pergunto quantas vezes um jogador faz isso num jogo???? ZERO.
Isto é brincar desde quando existe uma parede no jogo. quero lá saber se ele até faz 100 passes contra a parede em 20s, se depois no jogo não tem capacidade de receber a bola e colocar no lado contrário pois está um colega sozinho para receber a bola.
Cumprimentos a todos e deixem o vosso comentário.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tempo e nº de Treinos na Formação

Vou começar então a dar vida a este blog. Começo então com um tema que acho muito pertinente e no qual eu sinto que as pessoas ligadas ao futebol não reflectem sobre ele.

É com alguma estranheza que olho para os diversos planos semanais e vejo que desde os infantis até aos júniores se executem o mesmo tempo de treino na sessão. Bem, se a formação é um processo evolutivo esse tempo de treino não deveria ser então gradual??? Está um atleta com 11 anos com a mesma pré disposição para estar concentrado durante 90' assim como um atleta de 18anos???
Claro que os exercícios de infantis em termos de complexidade estarão diferenciados, no entanto penso que noutras questões, desgaste psicológico, desgaste energético deverá ser mais aproximado do tempo que ele tem de jogo.
Uma equipa que joga 90minutos, penso que é adequado treinar aproximadamente esse tempo, mas se por outro lado jogo 60' devo fazer uma aproximação desse mesmo tempo de treino.
Outra questão é também o nº de treinos. penso que tudo isto deve ser gradual até á última fase de formação, o escalão júnior.
Cumprimentos.