quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tempo e nº de Treinos na Formação

Vou começar então a dar vida a este blog. Começo então com um tema que acho muito pertinente e no qual eu sinto que as pessoas ligadas ao futebol não reflectem sobre ele.

É com alguma estranheza que olho para os diversos planos semanais e vejo que desde os infantis até aos júniores se executem o mesmo tempo de treino na sessão. Bem, se a formação é um processo evolutivo esse tempo de treino não deveria ser então gradual??? Está um atleta com 11 anos com a mesma pré disposição para estar concentrado durante 90' assim como um atleta de 18anos???
Claro que os exercícios de infantis em termos de complexidade estarão diferenciados, no entanto penso que noutras questões, desgaste psicológico, desgaste energético deverá ser mais aproximado do tempo que ele tem de jogo.
Uma equipa que joga 90minutos, penso que é adequado treinar aproximadamente esse tempo, mas se por outro lado jogo 60' devo fazer uma aproximação desse mesmo tempo de treino.
Outra questão é também o nº de treinos. penso que tudo isto deve ser gradual até á última fase de formação, o escalão júnior.
Cumprimentos.

Nenhum comentário: