É com muita tristeza minha que se "perca tempo" na abordagem a certos temas na discussão de futebol, ou melhor, na falta dessa mesma discussão, visto que muita vezes nem há tempo para perguntas.
Já participei em vários congressos/meeting's/jornadas/etc, e não vejo as pessoas quer prelectores quer demais participantes e organizadores, em debater assuntos ligados ao jogo de futebol. Discute-se sempre as dimensões em separado. Aborda-se a técnica, a táctica, as capacidades motoras, as capacidades cognitivas em separado.
O que vejo é as pessoas discutirem de indicadores disto e daquilo, mas ninguém contextualiza no JOGO como um todo.
Abordam sempre mil e 1 temas direccionados para as partes como indicadores de velocidade ou técnica e não da velocidade do jogo, da técnica do jogo, ou o jogo da técnica, etc.
Mas pior do que isto tudo é que mesmo analisando esses aspectos apresentam testes e/ou estatísticas que para mim não fazem sentido.
Estes dias fui a um meeting e apresentaram lá 1 teste que servia de critério de selecção de atletas para escolas e infantis. Esse teste consistia em: o atleta executar em 20s o maior nº de passes contra a parede. Podem argumentar o que quiserem, para mim é ridículo. Eu pergunto quantas vezes um jogador faz isso num jogo???? ZERO.
Isto é brincar desde quando existe uma parede no jogo. quero lá saber se ele até faz 100 passes contra a parede em 20s, se depois no jogo não tem capacidade de receber a bola e colocar no lado contrário pois está um colega sozinho para receber a bola.
Cumprimentos a todos e deixem o vosso comentário.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário